quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ipanema e Etc: Fumantes à míngua.

Leonardo Contão

Entrou em vigor no dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, o decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro, que coíbe o fumo em locais coletivos fechados, públicos ou privados.

A partir do decreto, só será consentido que as pessoas fumem em áreas externas de prédios e estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes. O objetivo do decreto é resguardar a saúde da população, pois, as doenças provocadas pelo fumo passivo é a terceira causa de mortes evitáveis no mundo.

Os fumantes não gostaram da idéia: “Eu acho ruim porque eu fumo e vou sentir falta quando estiver bebendo um chopp com os amigos". Reclama Victor Fontaine, fumante há mais de 15 anos. Por outro lado, outros fumantes gostaram da idéia: “Eu apoio a iniciativa da proibição do fumo, pois, eu já deveria ter parado com esse 'veneno' há um tempo". Recrimina-se Sandra Machado, fumante ha mais de 30 anos. Já, Maria Paula Aguiar, ex-fumante, acha justa a proibição: "Não adianta proibir radicalmente. Isso mostra a falta de sensibilidade do nosso Prefeito. Mas eu aprovo esse decreto, porque comer com fumaça de cigarro vindo em sua direção é horrível."

A Prefeitura do Rio oferece tratamento gratuito contra o tabagismo em 76 unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Os endereços e telefones das unidades estão disponíveis na internet.

RJTV- Matéria sobre o decreto que proibi o fumo no Município do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: