terça-feira, 18 de março de 2008

Ipanema e adjacências: Comunidade




Claudio Santos

O bairro de Ipanema teve como primeiros habitantes os índios da tribo Tamoios que foram exterminados no ano de 1575 por colonos portugueses. Esses exploradores chegaram ao Rio de Janeiro e construiram em seguida o Engenho Del Rei. O local funcionou com esse nome até 1609, ano em que suas terras foram doadas para o senhor de engenho Sebastião Fagundes Varela que acabou mudando o nome do lugar para Engenho Nossa Senhora da Conceição.

Devido aos prejuízos causados pela má administração, o engenho acabou sendo leiloado pelo rei D. João VI em 1808.

As terras eram conhecidas como "Praia de Fora" e passaram por vários proprietários até serem doadas para José Antônio Moreira que as repassou para seu filho José Antônio Moreira Filho, mais conhecido como "Barão de Ipanema" (nome do bairro que em Tupí Guaraní significa "águas perigosas").

Como panoramas Ipanema tem as paisagens do morro Dois Irmãos no bairro do Leblon e a pedra do Arpoador.

O pequeno bairro do Arpoador localiza-se na extremidade norte da praia de Ipanema e tem esse nome por ser o local em que os índios pescavam com o auxílio de arpões. É nesse singelo bairro que existe o espaço arborizado que foi batizado como "parque Garota de Ipanema" em homenágem aos cantores e compositores Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Fazendo jus aos ilustres personagens, o parque serve de palco para shows populares que são realizados por artistas nacionais e internacionais.

É importante dizer que o local é apenas uma das unidades que difundem a arte e a cultura no "universo Ipanema".

Nenhum comentário: