segunda-feira, 31 de março de 2008

Violência, um problema de todos



Felipe Torres

Ipanema é o bairro brasileiro que melhor representa a desigualdade do país em que vivemos: de um lado, o metro quadrado mais caro do Brasil, contrastando com a realidade de pobreza,tráfico e violência das favelas cariocas. Dentro do bairro há pontos que vêm sofrendo com a desvalorização, conseqüência da insegurança; uma parte de Ipanema está deixando de ser Ipanema. A insegurança cotidiana está criando um vão entre a área compreendidapelo quadrilátero formado pelas ruas Barão da Torre, Farme de Amoedo, Praça General Osório e Rua Rainha Elizabeth. Trata-se de um pedaço de pouco mais de 200 mil metros quadrados que, no que se refere aos preços dos imóveis, já se tornou um outro bairro.

Localizada nas imediações dos morros do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, a região apresenta preços de venda de apartamentos até um terço mais baixos do que os valores médios praticados no bairro. Os preços são semelhantes aos praticados, em média, em bairros como Ilha do Governador, Tijuca e Rio Comprido. Separados por uma distância de três quarteirões, enquanto um apartamento de três quartos na Vieira Souto custa quase R$ 1 milhão, um imóvel do mesmo tipo na esquina da Rua Barão da Torre com a Teixeira de Melo, próximo ao acesso ao Morro do Cantagalo, é oferecido por R$ 270 mil por uma imobiliária.

Casos de assaltos a pedestres vêm se tornando cada vez mais rotineiros, muitos deles turistas brasileiros e estrangeiros, fatos que denigrem a imagem não somente do bairro, mas de toda a cidade, já que Ipanema é um dos bairros mais conhecidos do país. Segundo as autoridades, se deve a um relativo enfraquecimento no movimento de venda de drogas bandidos do morro estariam investindo em delitos no asfalto. José Alberto Pires Laje, Delegado titular da 14ª DP (Leblon), informa que os bandidos de outras favelas estariam praticando assaltos em alguns pontos de Ipanema e Lagoa. Na ocasião, o comandante do 23º BPM, Carlos Eduardo Millan, se disse surpreso com o aumento de crimes praticados por moradores do Cantagalo.

Para José Antônio Teixeira, representante da Associação dos Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI), falta ao bairro um sistema de iluminação eficiente, que traga segurança aos transeuntes, além de cabines policiais que estejam permanentemente vigiadas nas 24 horas do dia. Para ele, houve avanços como o trailer que foi instalado há algum tempo ao lado do acesso principal à favela do Pavão-Pavãozinho e as bicicletas da PM, que circulam pela ciclovia do bairro.Há, contudo, casos como a cabine da PM instalada na interseção das ruas Alberto de Campos e Sadock de Sá; como esta se encontra constantemente vazia, nos últimos temposo ponto vem registrando aumento no número de assaltos a pedestres.

Há o blog
http://psipanema.blogspot.com, aonde o leitor poderá debater os problemas do bairro, apresentar idéias e apresentar os problemas rotineiros do bairro

Nenhum comentário: