terça-feira, 13 de maio de 2008

Ipanema e Etc / Comunidade: A musa da bossa nova

Claudio Santos
Depois do gênero ter sido lançado, o Cantor João Gilberto resolveu incrementar o ritmo da bossa nova com algumas batidas instrumentais, e assim além dele, os cantores Vinícius de Morais, Tom Jobim e C&a se reuniam no apartamento dos pais de Nara Leão na Avenida Atlântica.

Por conta das poesias que eram referência à beleza feminina e pelo fato desses ensaios musicais, serem realizados em sua casa, a jovem Nara tornou-se a musa da Bossa nova.
Logo, os espaços que serviram para ensaios foram substituídos pelos show's realizados em escolas, grêmios e faculdades.

Após se apresentar pela primeira vez num desses eventos, a cantora estreou profissionalmente no musical de Vinícius de Morais e Carlos Lyra. Uma vez lançada a cantora passou a resgatar os antigos sambas de morro. Nara foi a primeira cantora a dar destaque a compositores como Cartola e Nelson Cavaquinho que faziam músicas que falavam da realidade nada bela do proletariado marginalizado.

Esse feito lhe deu bastante destaque, mas acabou trazendo alguns problemas na época da ditadura militar. A musa só não sofreu com a pressão dos militares por que os intelectuais intervieram a seu favor.
Mesmo assim, ela foi a primeira cantora consagrada a apoiar o movimento Tropicália e seguiu fazendo protestos através de sua música durante o tempo que achou necessário.
Voltar para o Diário da Tarde.

Nenhum comentário: