terça-feira, 13 de maio de 2008

Os últimos cafajestes


Por Hélio de Carvalho

No início da década de 50, a zona sul do Rio, mais propriamente Copacabana, era “dominada” por jovens bem-nascidos que subverteram a high-society carioca com suas festas e rebuliços, e fundaram o famoso Clube dos Cafajestes com o objetivo de chocar a sociedade. Era a época dos playboys. Paulo Soledade, Baby Pignatari, Ibrahim Sueed, Mariozinho de Oliveira, Mário Saladini, Cássio França, Castor Galvão Bueno e Jorge Guinle, somados a mais de 40 outras bem-sucedidas personalidades, fizeram da Avenida Atlântica o palco de muitas histórias, sempre envolvendo belas e famosas mulheres daquela época.
Jorginho Guinle conquistou ou flertou com as mais glamourosas musas do cinema dos anos 40 e 50, como Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Ava Gardner, Kim Novak, Jayne Mansfield, Marlene Dietrich e Romy Schneider, entre outras.
Dessa geração restaram Mariozinho de Oliveira, de 85 anos; Mário Saladini, de 94 anos e Cássio França, de 86 anos. Apesar de sua idade, Mariozinho ainda dirige e se diverte muito contando o que “os cafajestes” aprontavam. “A gente dava até tapa na cara de delegado. Todos nos respeitavam!”.
O mascote do Clube dos Cafajestes e milionário, Túlio Marco, irmão de Castor Galvão Bueno, diz lamentar a Copacabana de hoje. “Eram mais de 500 recintos entre restaurantes de luxo e casas de espetáculo. Hoje sou obrigado a freqüentar a noite da cidade de São Paulo, quando "Copa" era, como se dizia na época, o lugar mais "bacana" para se viver no Brasil”.

Um comentário:

Teste disse...

Oi hélio, meu avô era muito amigo de mariozinho de oliveira, mas perdeu contato, ele amava entrar em contato com ele, e eu gostava muito de dar esse presente para ele. Vc sabe como posso encontrar? Obrigada Joana