terça-feira, 6 de maio de 2008

Ipanema e Etc / Comunidade: A bossa nova de Ipanema

Claudio Santos


Ao contrário do que se costuma dizer dos empreendimentos ou iniciativas realizadas no mês de agosto (mês do desgosto), o gênero bossa nova que foi criado neste período, precisou de pouquíssimo tempo para alavancar os lucros da indústria fonográfica no Brasil.

Foi nos anos 50 que alguns jovens previamente intelectualizados, cansados de ouvir as mesmas músicas, resolveram unir o rítimo do samba ao Jazz americano e harmonizá-los como unidade. Com maestria, atingiram o objetivo desejado, e do resultado desse "casamento" surgiu a bossa nova. Os primeiros sucessos do gênero foram lançados em disco de vinil no ano de 1958 interpretados na voz de Elizeth Cardoso.

Entre eles estavam composições de Tom e Vinicius, como Chega de Saudade, Bim-bom de João Gilberto e outros que tornaram-se nos clássicos que ficaram registrados por seus precurssores e imortalizados pelos artistas que seguem ou reverenciam a bossa.

Justamente por conta disso, nos deparamos com a realidade que quase contradiz o espaço de tempo de toda essa história quando ouvimos tais obras. Pois o feito desses jovens acabou de completar 50 anos, e seja por questão de bom gosto ou "hereditariedade", a bossa nova "ao contrário de outros fenômenos efêmeros" permanece plena e vitoriosa no gosto dos brasileiros e estrangeiros que se encantam ao ouvir pérolas como o clássico garota de Ipanema".
Voltar para o Diário da Tarde.

Nenhum comentário: