terça-feira, 20 de maio de 2008

Lagoa Rodrigo de Freitas ganha guia bilíngüe

Por Hélio de Carvalho
Cercado por alguns dos bairros conhecidos como pontos turísticos da cidade e privilegiada com um espelho d’água de 2,4 quilômetros quadrados, esse cartão postal vivo se tornou na última quarta-feira o novo pólo turístico do Rio. Com a transformação da Lagoa em pólo gastronômico, os bares e restaurantes vão poder promover atividades em conjunto. Também será montado um site para divulgar os eventos e as atrações do local.

Em uma iniciativa da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo, a região ganhou uma publicação em português e inglês que traz um mapa da Lagoa, conta sua história e enumera diversos itens de interesse, como quiosques, restaurantes, passeios, teatros, parques, clubes, feiras e shoppings, além de oferecer dicas de transporte, como chegar ao local de ônibus, metrô, bicicleta, táxi ou automóvel particular. São mil exemplares que serão distribuídos entre os operadores de turismo.

Segundo o Banco Central, o Brasil arrecadou quase cinco bilhões de dólares por meio do turismo no ano passado, a melhor marca já alcançada em sua história. Infelizmente, o Pólo de Turismo da Lagoa vem sendo recebido com desconfiança por parte de alguns de seus freqüentadores assíduos. É o caso da engenheira Maria Helena Scarpanni, de 38 anos, que diariamente utiliza a ciclovia. “Incentivar o turismo na Lagoa é muito bom, eu amo este lugar, é lindo a qualquer hora do dia! Lamento ver os quiosques abandonados e depredados, poças d’água e acúmulo de lixo por toda parte. [fotos] Isto ocorre há tanto tempo que nem sei se posso acreditar que o pólo vai mudar essa triste realidade”.

Nenhum comentário: