terça-feira, 13 de maio de 2008

Pólos turísticos, a nova tendência carioca

Por Hélio de Carvalho

Rica em opções de arte, cultura, moda, gastronomia, esporte e lazer, a Cidade Maravilhosa vem recebendo ainda um significativo impulso nesses setores, com a criação dos pólos turísticos. Da zona norte à zona sul, dos subúrbios ao centro carioca, os pólos estão cada vez mais comuns. No ano passado foi a vez do Leblon e no próximo mês o bairro de São Conrado será decretado o mais novo pólo turístico do Rio de Janeiro.
Os pólos são organismos locais ou regionais que, a partir de decreto municipal, recebem o aval da Prefeitura para estebalecerem metas e estratégias que agilizem o setor turístico, em todas as suas potencialidades.
O publicitário Josnei Formágio, vice-presidente do Pólo Turístico de São Conrado, disse que uma das suas principais metas, inicialmente, é a de reverter o falso conceito que se tem do bairro, como sendo violento. "Temos um convívio fraterno com a Rocinha, mas o que precisa estar claro é que a Rocinha é um bairro distinto e não parte integrante de São Conrado. Os índices de violência alí registrados não podem ser creditados na nossa conta. São Conrado é um dos bairros cariocas que apresentam as menores ocorrências policias. Vamos publicar esses dados. Não é justo que carreguemos esse estigma, que, dentre muitos transtornos causados no comércio local, vem afetando também o setor imobiliário".
Com pouco mais de um ano, o Pólo Turístico do Leblon já colhe frutos. Numa iniciativa dos comerciantes e o apoio do Sebrae, Senac, Sind-Rio e da própria Prefeitura. Mantém ações de estímulo na melhor relação entre os moradores, o poder público e o comércio, organizando e fomentando o turísmo no bairro.

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