terça-feira, 15 de abril de 2008

Em Copa, Carnaval do Monobloco já começou

Há oito anos, quando o Monobloco deu seus primeiros passos ainda no pequeno Clube Condomínio, o carnaval do Rio de Janeiro começou a se redesenhar. Resgatando clássicos da cultura carnavalesca e incorporando outros gêneros ao repertório, o bloco inluenciou uma renca de gente e incentivou a criação de muitos dos blocos que ressucitaram o carnaval de rua no Rio.

Já se vão dois meses desde que o Carnaval carioca 2008 se encerrou, com um desfile do Monobloco pela orla de Copacabana que arregimentou uma multidão. Mas enquanto a cidade esboça uma volta ao seu ritmo "normal", essa turma já começa a pensar na folia do ano que vem. Afinal, a cidade é festeira, mas se antecipar também não faz mal.


Desde o começo de abril, as aulas da oficina recomeçaram na pequena Sala Baden Powell, em Copacabana. De acordo com o produtor do grupo, Marcelo Teixeira, a oficina já contabiliza 173 alunos inscritos "e mais 17 numa lista de espera". Muitos deles entram sem ter jamais tido qualquer contato com a música e, por isso, as primeiras aulas são baseadas na "técnica do passo", método de musicalização criada pelo músico Lucas Ciavatta. Passado o primeiro estágio, começam a aprender as primeiras levadas e a ensaiar os arranjos do bloco.


Em janeiro do ano seguinte, os alunos participam de uma série de apresentações na Fundição Progresso - os famosos ensaios do Monobloco - que servem como um "esquenta" para o prato principal: o desfile do carnaval (em geral, no domingo seguinte ao feriado) que arrasta uma maré de gente e simplesmente pára Copacabana.


Coisa pra iniciados. Agora só falta você se iniciar!

Nenhum comentário: