quarta-feira, 16 de abril de 2008

Um hino de amor à Ipanema


Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela menina, que vem e que passa, num doce balanço, a caminho do mar.... assim começa uma das canções brasileiras mais famosas no mundo, foi originalmente composta por Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes em 1962. A gravação em inglês (letra de Norman Gimbel), pela cantora Astrud Gilberto em 1963, lançou The Girl from Ipanema, sua versão em inglês, como sucesso mundial. Originalmente, Vinícius de Moraes fez uma versão diferente desta música, com o nome de Menina que passa, que continha a letra.

Porém, nem Tom Jobim nem Vinícius de Moraes gostaram da letra da canção. Então a versão definitiva foi refeita mais tarde por Vinicius, inspirado numa moça que passava freqüentemente em frente ao Bar Veloso (hoje Garota de Ipanema), que se chamava Heloísa Eneida Menezes Pais Pinto - mais conhecida como Helô Pinheiro, em Ipanema.Tom e Vinícius freqüentavam assiduamente o bar, que dispunha de pequenas mesas na calçada.

A Garota de Ipanema, Heloísa, morava na rua Montenegro, número 22 e somente dois anos e meio depois, já com namorado, que ficou sabendo que era a inspiração da canção. A música representa a essência, o espírito, a liberdade, a sensualidade e a vibração das pessoas que freqüentam e passam do por Ipanema. Além de retratar o amor dos dois autores pelo bairro berço da bossa nova, a música foi um marco para a história da música popular brasileira.

Nenhum comentário: