A Feira mais famosa de Ipanema
Todo domingo a partir das 9 da manhã até às 18 da tarde, acontece a famosa Feira Hippie de Ipanema, na Praça General Osório entre as ruas Teixeira de Melo, Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes. A Praça General Osório até o final da década de 60, era utilizada para o lazer e a recreação dos moradores de Ipanema e adjacências. Nessa época, alguns artistas plásticos sem espaço para exibir seus trabalhos, começaram a ocupar um canto da praça, expondo e vendendo suas peças. Era o início da Feira Hippie, hoje uma das atrações turísticas da cidade, onde além das barracas com os mais variados artigos, pode ser admirado o Chafariz do Saracuras, construído no final do século XVII para o Convento da Ajuda cujo projeto é atribuído ao Mestre Valentin.
A Feira conta com certa de 700 barracas , e transformou-se em parada obrigatória para todo turista que vem ao Rio de Janeiro, lá eles podem encontrar todos os tipos de artesanatos, bijuterias, artigos para a casa e roupas de todos os estilos e para todos os gostos, diferente de tudo o que eles conhecem.
Um dos artesãos mais antigos, José Airton, está na feira há 32 anos e veio de Fortaleza para expor e vender suas esculturas com formas humanas de madeira no Rio. Encontrou na Feira hippie o local ideal: “Consegui fazer minha vida e construir minha família graças a Feira”. Ele fica durante a semana trabalhando nas peças e vende aos domingos na feira. Os preços variam de R$ 400 a R$ 10.000 Reais. A Prefeitura cadastra todas as barracas e todos os artesãos devem fazer uma prova para entrar, só se passar na avaliação que é liberado. Há um estande no centro da Praça para os interessados se informarem
Nenhum comentário:
Postar um comentário