quarta-feira, 9 de abril de 2008

Olha que coisa mais linda


Hélio de Carvalho

Não é novidade dizer que o bairro de Ipanema ganhou fama internacional embalada na “Bossa Nova” de Tom e Vinícius na canção que exalta sua “musa”.

Dispensa ainda lembrar o frisson que Leila Diniz causou ao desfilar nas as areias da praia com seu barrigão de grávida, e a polêmica tanga de crochê do Fernando Gabeira bem como a tantos outros acontecimentos que marcaram e deram à Ipanema o status de bairro que dita moda e comportamento. Oque pouca gente sabe é que desde julho de 2003 o lugar se tornou Sítio Cultural.

O decreto Municipal assinado pelo prefeito César Maia em 22 de julho de 2003, criou o “Sítio Cultural Ipanema”, e visa através de uma nova modalidade de preservação, eternizar ruas, imóveis e personalidades (como fizeram Tom Jobim e Vinícius de Moraes com a “coisa mais linda” Helô Pinheiro), escrevendo na varanda do Bar Veloso, atual “Garota de Ipanema” uma das canções mais tocadas no mundo inteiro. A eterna Garota de Ipanema volta e meia brinca com a imprensa se auto-titulando como patrimônio histórico.

Olha que coisa mais linda: A medida garantiu a conservação de mais de 200 imóveis construídos entre as décadas de 20 e 60, como por exemplo, o prédio verde e amarelo de quatro andares construído no início do século passado na Rua Maria Quitéria. O próprio Bar Veloso, local onde nossos poetas da música deslumbravam em 1962 as formas privilegiadas da “garota” que seguia “num doce balanço a caminho do mar”.


No caso do bar, a inclusão obedeceu a um critério puramente cultural e histórico, uma vez que o prédio não tem valor arquitetônico, e sim, a grande importância para a Bossa Nova. Vale lembrar que o ritmo está completando 50 anos e muitos eventos estão acontecendo tanto no bairro quanto na cidade.

Voltar para o Diário da Tarde.

Nenhum comentário: